Educação para Jovens e Adultos (EJA)

Educação para Jovens e Adultos (EJA)

Em nosso cotidiano, as pessoas estão cada vez mais buscando se qualificar e estudar, já que o mercado de trabalho ficou bastante concorrido nas 2 últimas décadas. Com isso, pessoas que nunca completaram os estudos, também passaram a ter que correr atrás de uma formação.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é o novo nome do antigo supletivo, quer garantir que os recém-alfabetizados não voltem a ser analfabetos.

O professor não pode partir do pressuposto de que o aluno da EJA não sabe nada. Precisa ensinar a partir dos conhecimentos por ele já adquiridos. Trabalha-se a auto-estima, conquista-se o aluno, valorizando o seu saber. O EJA favorece adultos e jovens, visto estar comprovado que alunos de pais analfabetos ou de pouca escolaridade avançam pouco nos estudos.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =